Mais do que simples visualizadores de informação espacial, um dos principais objectivos das Apps do City as a Platform é serem verdadeiras ferramentas de análise de informação alfanumérica e espacial em tempo-real. E, sempre, de uma forma simples, intuitiva e que todos consigamos manusear!

Campos tipificados

Quantas vezes uma análise sai menos bem porque alguém introduziu mal os dados? Ou até mesmo porque alguém filtrou mal a informação? Para evitar este tipo de problemas, desvendamos hoje uma nova propriedade dos campos dos temas. A partir da versão de hoje passa a ser possível escolher qual a forma de apresentação de um campo.

Os campos, que possuem tipos de dados fixos, podem ser apresentados de várias formas e, uma que resolvo o problema de análise acima são as Listagem de Valores. O objectivo destas listas é facilitar a quem se encontra a consultar, editar ou analisar informação a escolha correta de entre de uma listagem de valores possíveis.

Filtros espaciais

Tendo a informação organizada podemos começar a criar bonitos cenários que façam com que o nosso dia-a-dia e o de todos os que nos rodeiam possa ser um pouco melhor. Para fazer este tipo de cenários e análises é imprescindível que consigamos cruzar, de uma forma simples vária e variada informação. Nomeadamente:

  • Mostrar informação alfanumérica (disponível na tabela de atributos)
  • Filtrar por atributos e por listagem de valores (disponível nos filtros da tabela de atributos)
  • Filtrar usando formas (usando a ferramenta de desenho)
  • Filtrar usando entidades de outros temas (usando a inquirição/selecção no tema desejado)
  • Cruzar temas específicos (configurar quais os temas que permitem mostrar tabela e serem espacialmente filtrados)
  • Permitir a exportação (configurar quais os temas exportáveis)

Fiquem a conhecer todas as novidades neste tutorial: Filtros espaciais. Que vos parece esta nova funcionalidade? Veem aplicabilidade? Até já! Sandro