Criação de templates de impressão para o City as a Platform

O City as a Platform permite a emissão de plantas, tanto do tipo de impressão simples como do tipo de emissão tipificada. O template a ser usado para a caap_impressao.pdfemissão não está dependente de nenhum critério específico, podendo ser desenhado à imagem de cada cliente.

Este artigo tem como objetivo exemplificar e explicar o processo de criação de um template a ser usado no CaaP, usando, neste caso, o software opensource e livre de licenciamento Libreoffice.

O desenho do template pode ser totalmente desenhado pelo e à imagem do cliente, não existindo nenhuma obrigatoriedade quanto ao formato ou orientação. Deve ter-se em conta portait_vs_landscapeo objetivo final de uso de cada template a criar, de forma a definir todo o seu conteúdo, tal como o tamanho do mapa a usar, necessidade de legenda, imagens ou fotografias, se será visto por pessoal técnico ou público em geral, e até se será uma folha com o objetivo de ser dobrada ou não. Assim, todos estes aspectos devem ser analisados aquando da definição de mapas a serem impressos em papel.

Criar templates com o Libreoffice

Como referido, vamos usar o Libreoffice para criar o template. Uma das vantagens de LibreOffice_logousarmos esta aplicação em conjunto com o CaaP deve-se ao facto de ser possível criar campos que podem ser interpretados pelo CaaP e preenchidos automaticamente, como é o caso do utilizador, data, número da emissão ou contactos do utilizador que podem ser preenchidos aquando da emissão.

Com o Libreoffice instalado, abrimos a aplicação Libreoffice Draw. Esta aplicação permite desenhar um template com o pretendido e exportar diretamente para formato PDF, já que é este o formato necessário para ser interpretado pelo CaaP. Para além das típicas ferramentas de desenho (formas geométricas), o Libreoffice possui ferramentas de criação de PDF forms fills que permitem ser interpretados pelo CaaP. Caso estejam desativadas, as barras de ferramentas de criação de forms podem ser ativadas em:

Separador View > Toolbars > Form Controls e Form Design

LibreOffice_view_forms
LibreOffice_forms_toolbar

Desenho e Configuração de form fills

Utilizando as ferramentas de desenho e de carregamento de imagem é criado o template a ser usado. Para os campos a serem preenchidos automaticamente, usamos as ferramentas de Form Controls e Form Design. Vamos adicionar 3 campos: título, data e utilizador.

  • Adicionar caixa de texto da barra de ferramentas Form ControlsLibreOffice_add_text_formLibreOffice_add_formfill
  • Desenhar a caixa onde pretendemos adicionar o campo de texto
  • Adicionada a caixa de texto, iremos configurá-la para que o City as a Platform a consiga interpretar. Para isso, abrimos a ferramenta Control Libreoffice_control. Esta permite configurar e customizar a caixa de texto adicionada.
  • Como esta caixa de texto tem como objetivo representar o “Título”, no campo Name inserimos o texto “title”. Desta forma, o CaaP irá interpretar este campo e escrever o título da planta a emitir automaticamente.

Libreoffice_control_config

Na área de backoffice do CaaP, acedendo a Recursos > Templates de Impressão > Campos, o utilizador pode saber todos os campos possíveis a inserir nos form fills, bem como adicionar novos campos de forma a responder a todas as necessidades.

Para além do campo Name, o utilizador pode ainda customizar outros atributos da caixa de texto, tais como o tipo e tamanho de letra a usar, cores de limite e preenchimento da caixa de texto, entre outros.

Para os restantes campos a adicionar ao template, o processo é o mesmo, variando o campo Name dado a cada form. No exemplo, foram criados mais dois forms para a data e utilizador (date e author, respetivamente).

Libreoffice_position_and_sizeAinda no Libreoffice, selecionando a caixa onde será colocado o mapa, podemos saber a posição da mesma. Esta informação permite definir a posição do mapa na configuração do template, informação esta necessária à boa configuração do template no backoffice do City as a Platform.

  • Depois de configurado o template, no separador File > Export as PDF. Não é necessário alterar nenhuma das configurações por defeito, apenas ter em atenção que o campo “Create PDF form” está selecionado.

Importação do template no City as a Platform

caap_template_config_2O template está criado, pelo que será adicionado ao CaaP para que fique disponível para uso na aplicação.

No backoffice do CaaP > Recursos > Templates de impressão e adicionar um novo documento caap_add_template Abrir-se-á a janela de configuração do template para preenchimento dos atributos da mesma.

Os forms adicionados ao template PDF são reconhecidos automaticamente pela aplicação. Como podem reparar, nesta janela são também definidas as orientações, tamanhos da folha, bem como indicadas as medidas da área onde vai ser impresso o mapa. Estas medidas são as identificadas anteriormente no Libreoffice aquando da seleção da caixa desenhada para o mapa e vistas as medidas da mesma.

Depois de configurado e adicionado, o template fica disponível na aplicação para ser usado no City as a Platform, sendo que o seu uso pode ser indicado para várias aplicações.
Bom trabalho!