A versão 2016.01 do City as a Platform introduz novas ferramentas e funcionalidades que potenciam a utilidade, usabilidade e segurança da plataforma. É agora possível representar a informação de uma forma gráfica e sumariada, permitindo retirar conclusões e conhecer variáveis estatísticas sobre os dados.

 

Com esta atualização, passam a ter acesso a um menu de atalhos e podem importar dados e criar temas a partir de ficheiros Excel. Por outro lado, acrescentámos uma componente de autenticação para que os Administradores consigam controlar quem tem acesso à aplicação de uma forma mais efectiva!

 

E não ficámos por aqui… Nesta versão disponibilizamos duas funcionalidades pedidas por todos os utilizadores que são evidentes da usabilidade e da partilha que o City as a Platform representa para uma entidade: pesquisa em todos os temas de uma forma simples e análoga às que estamos habituados em sistemas mais recentes e, por fim, a edição alfanumérica e espacial, que dispensa qualquer descrição.

 

Como é habitual, nos próximos dias disponibilizaremos vídeos de tutorial para cada uma das principais novidades!

ACESSO RÁPIDO

Foi criada uma zona de acesso rápido para simplificar o modo como os utilizadores acedem aos diferentes conteúdos do City as a Platform. A partir de agora, é possível aceder a um menu de aplicações no topo superior direito de todas as secções da Plataforma. O menu de acesso rápido é automaticamente adaptado a cada perfil de utilizador, mostrando apenas os conteúdos a que tem acesso: Login, Portal, Comunidade, Sugestões, Manager/Admin, Dashboard e todas as aplicações

APROVAÇÃO DE UTILIZADORES

De modo a evitar utilizadores não autorizados na Plataforma, foi criado um mecanismo de aprovação de utilizadores. Agora, após o registo na Plataforma, os Administradores recebem um email com o pedido de inscrição e um link direto para aprovação ou rejeição desse pedido. Esta é mais uma das formas de garantirmos a segurança de toda a Plataforma e dos dados de cada entidade.

PERFIL DE TERRENO

Porque muitas vezes é importante saber qual a elevação ao longo de um determinado perfil, seja para fins lúdicos, recreativos ou de âmbito mais profissional, disponibilizamos a nova ferramenta de Perfil de Terreno. Esta ferramenta encontra-se disponível para todos os parceiros do City as a Platform, podendo ser adicionada a qualquer app. Para visualizar o perfil de elevação de um ou mais segmentos basta ativar a ferramenta e desenhar um linha com 2 ou mais vértices. Outra forma mais simples de utilização é inquirindo uma linha existente e ativar posteriomente a ferramenta.

ANÁLISE – GRÁFICOS

Na última versão disponibilizámos os campos tipificados, campos que aceitam uma lista de valores de possibilidades. Agora disponibilizamos uma nova vista sobre a informação – Gráficos circulares com base em campos tipificados. Como nas restantes funcionalidades do City as a Platform, tudo se encontra interligado e sempre sincronizado. Desta forma, utilizando a ferramenta de filtros alfanuméricos ou espaciais, para além de filtrar a informação no mapa e na tabela também esta nova área de Análise é recalculada, mostrando, em tempo-real, gráficos de acordo e em contexto com as restantes seleções.

ANÁLISE – SUMÁRIOS

E porque nem sempre um gráfico é a melhor escolha, também disponibilizamos tabelas de sumário e estatística. Estas tabelas sumário surgem para os campos que sejam do tipo numérico já que são calculadas métricas como Média, Media, Desvio Padrão, etc., para os dados selecionados.

MEUS TEMAS

Quantas vezes, numa aplicação com informação espacial, desejamos ter aquele tema específico e que ninguém se lembrou de o colocar? Muitas, não? Para ir de encontro a esta necessidade criámos a ferramenta Meus Temas. Esta ferramenta, disponível para todos os parceiros City as a Platform, permite ao utilizador adicionar qualquer tema a uma aplicação desde que tenha permissões para ele. Basta pressionar o botão da ferramenta e escolher qual ou quais os temas a adicionar.

CRIAÇÃO DE TEMAS

Na primeira versão mostrámos a forma simples de criar informação utilizando uma ferramenta desktop e incorporar no City as a Plataform. No entanto, os pedidos de uma ferramenta mais ágil e de simples utilização por todos foram muitos… Criámos então uma nova seção no backoffice que permite que qualquer utilizador com permissões adequadas possa criar uma nova camada de informação de raíz. Tecnicamente falando :), o utilizador pode criar uma tabela com os campos desejados, com o tipo de geometria adequado, com a simbologia desejada e publicá-la como um tema para ser usado em qualquer aplicação. Simples, não?

IMPORTAR DADOS DO EXCEL

E porque não importar dados em vez de criar uma fonte vazia? Sim… também já é possível! Se possuem Excel com moradas ou coordenadas que desejam importar, basta ter privilégios, entrar no Manager, ir a dados e importar o Excel…. Em alguns segundos as vossas folhas de cálculo vão transformar-se em pontos no mapa!

PESQUISA DE TEMAS

Até agora a ferramenta de pesquisa estava restrita aos imensos conteúdos de locais e pontos de interesse da Google. Com esta nova versão, todos os utilizadores passam a ter à sua disposição uma pesquisa nos seus próprios temas. Assim, e continuando apenas com uma caixa de pesquisa :) basta começar a escrever algumas letras (3 no mínimo) e os resultados começam a surgir automaticamente! É claro que, como em todas as funcionalidades, a privacidade dos dados é sempre muito importante bem como a experiência de utilização dos utilizadores, por isso os criadores das Apps passam a poder escolher quais os campos pesquisáveis em cada tema.

EDIÇÃO ALFANUMÉRICA E ESPACIAL

E por último…. Edição alfanumérica e espacial online! A partir desta versão podem criar e editar os vossos dados de uma forma simples, ágil e com todas as validações desejáveis! Basta configurar o tipo de apresentação de cada campo, qual o seu conteúdo, qual o seu valor (para campos automáticos) e se é ou não editável! Depois, basta adicionar o tema a uma App e voilà!