O City as a Platform tem evoluído bastante quer a nível de segurança, estabilidade performance e novas funcionalidades. Algumas das novas ferramentas que estão disponíveis no Builder (construção e aplicações) são (mais detalhes neste artigo):

  • Trânsito – permite adicionar o serviço de trânsito em tempo real às vossas aplicações
  • Como chegar? – com esta ferramenta adicionada, quando se faz identify num ponto surge um botão de direções que permite ao utilizador calcular o percurso óptimo até ao local seja de viatura, transportes públicos ou a pé!
  • Listagem – podem criar várias ferramentas destas (por exemplo uma por site) e associar a cada ferramenta um tema previamente criado como também um campo do tipo imagem e uma ordenação. A ferramenta, quando adicionada a uma aplicação disponibilização uma listagem do tema, com as fotografias, que facilita o acesso aos vários elementos desse tema.

A nível de segurança estamos também a disponibilizar gradualmente a integração com o Google reCAPTCHA de modo a tornar mais segura a área de autenticação.

Também estamos a disponibilizar gradualmente as várias melhorias que efetuámos às soluções de negócio Gestão de Serviços Operacionais e Higiene Urbana. Mas sobre estas falarei num artigo em separado.

Caso de Sucesso

Com o Builder e com as novas ferramentas disponibilizadas, a Câmara Municipal de Aljezur criou a solução Circuito Histórico-Cultural e Ambiental de Aljezur. Esta solução foi criada e totalmente implementada internamente no município. Esta aplicação é um exemplo perfeito da combinação de várias fontes de informação que sendo cruzadas desta forma oferecem uma experiência única aos cidadãos. Para além dos ricos conteúdos de base como a rede viária, fotografia aérea e vista de rua, a solução disponibiliza ainda vários conteúdos georreferenciados de imagem, vídeo e áudio. A componente de localização permite aos utilizadores não apenas consultarem o circuito no seu computador ou tablet como também acompanhá-lo em tempo real bastando abrir a app no terreno.

Esta solução é um claro exemplo das aplicações que podem criar internamente, públicas ou privadas, oferecendo-as aos vossos cidadãos ou colegas, respectivamente. Parabéns a toda a equipa da Câmara Municipal de Aljezur!

Têm mais exemplos de aplicações criadas no City as a Platform? Enviem-me ou coloquem aqui para partilharmos conhecimento entre todos e conseguirmos ter a melhor, mais útil e mais plataforma de cidades!

Votos de um Santo Natal e um excelente 2017 a todos!

Abraço!
Sandro